Palavras pastorais
Mateus 22: 34-40
“Um Novo Mandamento Vos Dou”
Um mandamento que não provém de um homem qualquer, mas sim parte de um Deus todo poderoso. Através de Cristo este mandamento foi apresentado e executado, ou seja, Jesus apresentou aos fariseus o mandamento do amor ao próximo e cumpriu com sua própria vida. Os fariseus eram os religiosos da época, conheciam muito dos escritos judaicos, mas não possuíam a revelação. Eram hipócritas e como está escrito no capítulo 23 deste evangelho, “atam fardos pesados e põem sobre os ombros dos outros, mas não levantam se quer um dedo para carregá-los”. Embora fossem os primeiros nas sinagogas, eram os últimos a terem uma vida reta diante de Deus. Jesus os conhecia bem, e os confrontou várias vezes. Sabia que o modo de viver que eles tinham eram como sepulcros caiados, belos por fora, mas cheio de podridão internamente. Cristo no ultimo versículo dessa perícope, diz que estes dois mandamentos dependem toda lei e os escritos proféticos. Isso é uma verdade, pois toda a tora (lei) foi escrita sim para dar a Israel uma legislação para se formar a nação. Mas antes disto, Deus usou Moisés para trazer ao povo o conhecimento de Sua vontade. Isto é, através da lei os hebreus viveriam a vontade de Deus, que é de amar ao próximo e levar às outras nações a revelação do Deus vivo. Mas isto foi mal interpretado e Cristo veio para modificar tal erro. Podemos afirmar que o mandamento que Jesus apresentou aos fariseus é um resumo de todo o decálogo (dez mandamentos). Não matarás, se você ama alguém como a ti mesmo não desejarás mal algum a este. Pois é como a ti mesmo. Você não adultera, pois se coloca no lugar da pessoa que será traída em sua confiança.
Ou seja, você a ama como se fosse a si mesmo. Que nós possamos viver as palavras de Jesus e que elas possam nos confrontar a cada dia. Deus os abençoe.
Pr Daniel de Moraes Zane.
___________________________________________________________
Quem vive? você ou Ele?
Nós Cristãos nos alegramos em dizer "Cristo vive em mim", isso nos faz pensar que estamos no centro da vontade de Deus.
Certamente o Apóstolo Paulo escreveu aos gálatas no Cap 2, verso 20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Isso trás muita alegria no meu coração, e vontade de fazer como Paulo e abandonar as minhas vontades, desejos, meus anseios, meu orgulho, meu ego e deixar que Cristo viva a vontade dEle em mim. Desejo isso, porque certamente se eu deixar que os sonhos de Deus se cumpram em mim serei muito mais feliz do que fazendo miinha vontade, pois está escrito no livro do profeta Isaías Cap 55, verso 9 "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
Deus já provou o amor dEle por nós, deixemos então Ele viver em nós e cumprir a vontade dEle em nossas vida.
Você pode estar olhando pra dentro de sí agora e se alegrando e pensando "poxa vida, Cristo vive em mim". Mas será? As vezes pensamos que estamos fazendo a vontade de Deus, sendo que estamos, na verdade, distorcendo as verdades para fazer nossa vontade. Quando estamos vivendo no centro da vontade de Deus, então geramos os frutos do Espírito.
Tenha muita atenção agora! Se você tem o desejo realmente de fazer a vontade de Deus, tente analisar quais são os frutos que você tem gerado.
Na Carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo escreve no Cap 5:19-26. (Por favor tenha muita atenção a este texto, não leia apenas por ler. Reflita.) "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."
Bom, vamos analisar o texto? Isso é importante pra que não nos levantemos de nossas cadeiras e continuemos vivendo da mesma forma.
No verso 19 começamos com alguns exemplos, como ADULTÉRIO, PROSTITUIÇÃO (que vejo como qualquer tipo de pecado sexual), IMPUREZA (desonestidade, impudor, mácula, sensualidade), LASCÍVIA (propensão para a sensualidade). Não vamos tratar destes assuntos hoje, mas é algo muito importante que também deve ser tratado.
Continuemos no verso 20: IDOLATRIA. Vamos fazer uma pausa aqui e analisar o que é idolatria. Existem pessoas que idolatram muitas coisas e não percebem. As vezes imaginamos que idolatria é apenas o que acontece com budistas, e gregos e etc, que adoram outros deuses, mas NÂO, muitas vezes nós endeusamos varias coisas que nos fazem PECAR. Muitas vezes idolatramos nosso trabalho, nossos estudos, pastores que idolatram seu ministério, etc. Tudo que colocamos acima de Deus torna-se uma idolatria. Muitas Vezes rapazes idolatram mulheres e garotas idolatram rapazes, endeusando-os, desejando-os. Tenham cuidado pra que não caim nesse pecado, pois por mais que não chegamos a ter contato físico com uma pessoa, implicitamente colocamos pessoas em um "altar" e a adoramos.
Prosseguindo, ainda no verso 20: FEITIÇARIA, que também não trataremos disso hoje. INIMIZADE. Isso é importante. Poxa vida, ha muito tempo estamos batendo nesta tecla. Em (Mateus 22.37 Amarás teu próximo como a ti mesmo). Por favor responda. Quem ama faz fofoca? Quem ama deseja mal? Quem ama julga? Quem ama despreza? Quem ama fala mal? Quantas vezes nós fazemos fofoca, desejamos mal, julgamos, desprezamos ou falamos mal de pessoas. Peça a Deus uma transformação de carater e deixe ser transformado, abra seu coração, esteja ápto a mudança, desprenda-se da vontade de sua carne.
Estamos analisando os frutos do Espírito. Vamos querer ser como Jesus. Vamos continuar.
Depois de INIMIZADE, vem PORFIAS (contender; disputar com afinco, teimar; insistir; rivalizar, competir qual é o melhor). Esse é até engraçado. Existem muitos garotos que disputam acirradamente por causa de uma garota e também garotas que disputam incansavelmente por rapazes. Moça, Rapaz, quer um conselho? Vai orar. Mas esta questão de disputa abrange muitas coisas, há pessoas que tem ciúme de não exercer a mesma função no ministério do que outra. Deus designou uma coisa pra cada pessoa e tem um plano pra cada um, assim como falamos, os pĺanos dEle são maiores que os nossos. Entenda, que Deus nos criou para ser uma unidade, um corpo, e células individuais não sobrevivem.
Próximo pecado. EMULAÇÂO (procurar ser igual, ter inveja), IRA (encolerizar, irritar, encher-se de ira). Irar-se não é fruto do Espírito. Analise-se e auto-controle seus pensamentos, acalme-se, tenha mansidão. Sua ira só te levara tomar decisãoes erroneas, fazer coisas erradas em horas erradas. (Ler Tiago 1:19)
PELEJA (afadigar-se pra conseguir algo): Olha muitas vezes não entendemos que Deus trabalha em nosso favor e nos fadigamos, trabalhamos excessivamente para conseguir algo que as vezes nem é a vontade de Deus. Precisamos aprender a confiar, descançar, a ter FÉ naquele que nos sustenta, que tem o melhor para nós. Pare de correr desnecessariamente. Quem espera em Deus chega mais rápido.
Vamos agora para o verso 21 que diz INVEJA: Por favor, tenham muito cuidado com a INVEJA. Dizem que ela mata, e espiritualmente você morre mesmo. Muitas vezes sentiimos inveja financeira, de bens, de namorados, de namoradas de outra pessoa, de cargos de ministério, da beleza, da felicidade. Sentimos inveja até de dons que Deus dá a outras pessoas. Se você sente inveja de alguém, em nome de Jesus, arrependa-se, confessa teu pecado e se acerte com Deus.
Os frutos da carne são muitos. É importante, que você fuja deles. Não deixe o diabo reinar sobre sua mente (Ler Filipenses 4:8), antes tenha consigo a percepção do Espírito Santo. Fuja do pecado, de cada um destes pecados (adultério, prostituição, lascivia, inveja, idolatria...). Antes tenha contigo, os frutos do Espírito que esta no verso 22: que é AMOR, GOZO, PAZ, LONGAMINIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO, TEMPERANÇA. E atenção para o verso 26: "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."
Deus abençoe a cada um de vocês e que dentro de cada um sejam gerados os frutos do Espírito que é o melhor testemunho que podemos dar ao mundo!
Estudem sobre os frutos da carne e os frutos do Espírito, para que não pereçamos por falta de conhecimento.
Abraço!
Eduardo Sutil.